Práticas educativas e o desenvolvimento da musicalidade dos bebês: pensando o contexto da creche

Autores

  • Andréia Pereira de Araújo Martinez SEEDF

Palavras-chave:

Bebês, Musicalidade, Desenvolvimento, Práticas educativas, Creche

Resumo

Cada vez mais precocemente, os bebês adentram em contextos da Educação Infantil, devido as mais diversas necessidades das famílias e, também, em atenção aos direitos a educação da própria criança. Nesse sentido, o contexto da creche se constitui em mais um espaço educativo em que os bebês podem vivenciar experiências sonoro-musicais em meio as atividades culturais e as relações sociais, pois a musicalidade humana é uma atividade humana que se constitui na cultura. Professoras e professores podem contribuir nesse processo, planejando e realizando intencionalmente, atividades sonoro-musicais, em meio as mais diversas situações cotidianas que ocorrem no contexto da creche, lembrando que existe uma unidade entre o cuidado e a educação, isso também, em relação as atividades musicais. As discussões aqui suscitadas, partem da perspectiva histórico-cultural, que tem em Vigotski, seu precursor.

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Publicado

2018-04-18