Da criança arteira à arte crianceira: possibilidades no trabalho pedagógico com a arte na Educação Infantil - uma reflexão sob a perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Maria Luiza Dias Ramalho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

educação infantil, artes, perspectiva histórico-cultural, trabalho pedagógico

Resumo

O presente artigo evoca reflexões sobre as funções do trabalho pedagógico com as artes na Educação Infantil, ressaltando questões que pontuam a importância das atividades artísticas para o desenvolvimento global da criança, tendo em vista o potencial imaginativo e criador na infância. Elementos da perspectiva histórico-cultural de Vigotski dialogaram com os questionamentos suscitados ao logo do texto, alicerçando a premissa de que o ser humano é pleno de possibilidades e potencialidades nos diversos campos e processos de seu desenvolvimento, ampliando as reflexões ao trabalho pedagógico do professor da Educação Infantil.  Ressalta os processos: imaginativo e criador do ser humano, destacando as atividades artísticas e culturais nos diversos espaços que ocupa, como promotoras de sentido às experiências e vivências desde a mais tenra idade. Autores que coadunam com a perspectiva histórico-cultural corroboraram as argumentações desse artigo, ampliando o diálogo proposto e elucidando indagações que insurgiram.

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Publicado

2018-04-18