A professora que põe as bolinhas?

Autores

  • Carolina Helena Micheli Velho Ministério da Educação
  • Rhaisa Naiade Pael Farias Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Campos de Experiências, Base Nacional Comum Curricular, Prática Docente, Formação Estética, Educação Infantil

Resumo

A partir da proposta de uma Base Nacional Comum Curricular, a expressão “Campos de Experiências‟ vem ganhando popularidade. Segundo o documento da Base esses Campos estabelecem um arranjo curricular que conjuga as situações e as experiências da vida cotidiana das crianças e seus saberes, aos conhecimentos já produzidos na sociedade. O objetivo deste texto é, a partir do relato de uma sequência de atividades de crianças de 04 e 05 anos de idade, refletir sobre como os Campos de Experiências podem contribuir para que o trabalho desenvolvido com as crianças da Educação Infantil seja ressignificado, e assim, seja possível ultrapassar uma estética, predominantemente, adulta e afirmar a potencialidade das crianças.

Biografia do Autor

Carolina Helena Micheli Velho, Ministério da Educação

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil desde 1996. Inicialmente em sala de aula como professora depois como Coordenadora/Gestora. De 2011 a 2013 foi consultora para a SEB/COEDI Coordenação Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação, implementando o Programa Proinfância em diversos Estados, atuando desde orientações gerenciais e legais para as Secretarias Municipais de Educação até formação dos coordenadores/diretores e professores dos municípios. De novembro de 2013 até meados de 2017 atuou como consultora para o tema de Educação Infantil no UNICEF no Brasil. Atualmente é Coordenadora-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação.

Rhaisa Naiade Pael Farias, Universidade de Brasília

Atualmente é estudante do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília (2015). Possui pós-graduação lato sensu em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e graduação em Pedagogia Licenciatura - Habilitação em Educação Infantil pela mesma universidade (2007). Em 2015 atuou como professora contratada na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em uma turma do 2º Período (crianças de 5 e 6 anos). Em 2011/2012 trabalhou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul como professora pesquisadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - UFMS/MEC. Em 2009/2011 trabalhou como Assessora Técnico Pedagógica do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) em Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2018-04-18