Educação Infantil no Distrito Federal: Um olhar considerando as classes de renda das Regiões Administrativas entre 2012 e 2016

Autores

  • Lucilene Dias Cordeiro SEDF

Palavras-chave:

Ensino Infantil no Distrito Federal, Creche, Pré-escola, Censo Escolar DF, Grupos de classes de renda

Resumo

A educação infantil, importante etapa na formação do indivíduo, tinha até recentemente, pouco destaque nos organogramas administrativos. Sua importância veio gradativamente se consolidando e atualmente é uma etapa de ensino muito demandada pela sociedade. Nesse sentido o atendimento encontra-se distribuído em instituições públicas, além de a SEEDF manter convênios com instituições sem fins lucrativos, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, localizadas em todo o DF. Nesse contexto, este estudo, a partir de informações disponíveis no Censo Escolar do Distrito Federal nos últimos cinco anos (2012-2016), busca mostrar a evolução do número de instituições e de matrículas na educação infantil desagregando em creches e pré-escolas. Os resultados mostraram aumento no número de instituições com oferta de educação infantil assim como no número de matrículas. Os resultados apontaram ainda expansão na rede pública e particular conveniada e a ainda predominância da rede particular. Ao se considerar as Regiões Administrativas (RAs) por classes de renda, verificou-se aumento da oferta e das matrículas nas redes públicas e particular conveniadas. Nas RAs de média-baixa renda foi o grupo onde se verificou maior aumento de matrículas em creches da rede pública. Os resultados mostraram que, ainda há o que ser feito tanto na oferta quanto na distribuição de estabelecimentos de ensino, principalmente da rede pública e particular conveniada.

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Publicado

2018-04-18