Políticas educacionais e formação de professores para a Educação Infantil

Autores

  • Rosiris Pereira de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Renato Barros de Almeida
  • Rodrigo Fideles Fernandes Mohn

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Infantil, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir as políticas atuais de formação de professores de Educação Infantil em suas múltiplas determinações e intersecções com as mudanças nas políticas de formação de professores para a Educação Básica em geral. Partimos do pressuposto de que a lógica que orienta as políticas atuais dirigidas à formação de professores está ligada diretamente a um projeto neoliberal de sociedade. No entanto, existem contradições importantes nos processos formativos de professores pois, ao mesmo tempo que respondem aos interesses hegemônicos da sociedade capitalista, também apresentam movimentos de superação de modelos inadequados no sentido de uma formação que promova o desenvolvimento técnico, ético e político do professor de Educação Infantil e não somente para a reprodução do capital. O texto busca, ainda, trazer elementos para se discutir os novos contextos e políticas educacionais que interferem nos processos de formação de professores para a Educação Infantil, pois a formação do professor para atuar nessa etapa tem sido uma preocupação constante nas atuais discussões acadêmicas e políticas educacionais. Podemos inferir que o fato da Educação Infantil ter sido, recentemente, inserida nas políticas educacionais como a primeira etapa da Educação Básica, constitui essa etapa educacional como um campo ainda em construção, o que provoca impactos nas instituições formadoras, assim como, nos processos e percursos formativos de novos professores.

 

 

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Publicado

2018-04-18