Jogos on-line no Atendimento Educacional Especializado: ampliando as possibilidades de ensino/aprendizagem

Autores

  • Laercio Ferreria Santos UnB

Palavras-chave:

Jogos on-line, Educação especial, Ensino/aprendizagem, Deficiência intelectual

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, cujo objetivo foi analisar quatro jogos on-line (Tribalwars, 2024, Xadrez on-line - Flyordie e Robox), que são jogados por alunos com deficiência intelectual no contexto do Atendimento Educacional Especializado, visando averiguar se esses games podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Primeiramente foi apresentada uma reflexão sobre a educação especial e a importância de utilizar a tecnologia no ambiente educacional como recurso pedagógico. Feito isso, é discutida a noção de deficiência intelectual para além do diagnóstico em uma perspectiva vygotskyana. Depois, apresenta-se os resultados da análise desses quatro jogos on-line, os quais são de diferentes sites, no modelo jogo de navegador e que não precisam ser baixados para serem jogados. Com base nesta pesquisa exploratória, foi verificado que os quatro games analisados podem ser utilizados como recursos pedagógicos, mesmo não sendo criados para fins educativos.

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Publicado

2018-03-27