Pré-Sorobã: desenvolvimento das competências matemáticas básicas do aluno com deficiência visual
Palavras-chave:
Sorobã, Pré-Sorobã, Deficiência Visual, Educação Matemática, Construção de Conceito, MediaçãoResumo
Este artigo é um segmento da dissertação de mestrado defendida na Universidade de Brasília (UnB) Sorobã: suas implicações e possibilidades na construção do número e no processo operatório do aluno com deficiência visual (MORAIS, 2008). O Pré-Sorobã, conjunto de subsídios teórico-práticos, compreende a construção do conceito de número, que é abstrato, por meio do concreto, podendo fazer uso de diversos recursos didáticos auxiliares. Objetivou-se trazer reflexões acerca da aquisição de habilidades e competências de conceitos matemáticos para o manuseio do sorobã. Para este estudo qualitativo baseado na pesquisa participante elegeram-se três alunos adultos com deficiência visual da Reabilitação/EJA de um estabelecimento de Ensino Especial do Distrito Federal, acometidos de baixa visão, cegueira congênita e adventícia. Um aluno se encontrava no processo de Transferência Braille e dois na alfabetização. Os extratos foram coletados e agrupados em categorias. Buscou-se um novo significado nos papéis do professor e do aluno dentro da Educação Matemática. Concluiu-se a importância do atendimento personalizado para a identificação de lacunas conceituais matemáticas e que o Pré-Sorobã pode ser retomado sempre que necessário.