Ação e reflexão sobre as atividades pedagógicas realizadas com um estudante com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Cláudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos Secretaria de Estado de Educação do DF

Palavras-chave:

TEA, Atividades significativas, Aprendizagem

Resumo

A inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem dúvida, é uma realidade desafiadora no âmbito escolar, porque tem o intuito não somente de escolarização, mas de inserção social, autonomia e qualidade de vida. Entretanto, para que isso seja uma realidade, é necessário ultrapassar os entraves que surgirão quanto à adequação curricular, espaço físico, metodológicas e as barreiras invisíveis que são o preconceito e o estigma. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das atividades pedagógicas na aprendizagem de um estudante com TEA, em uma turma de Transtorno Global do Desenvolvimento (classe especial-TGD), em uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal, durante o segundo semestre de 2016. Esta prática desencadeou uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual é relatada neste artigo. Os instrumentos utilizados foram: protocolos de observação, diário de campo, dinâmica conversacional, vídeos e análises de atividades pedagógicas. Foi comprovado que o estudante em questão necessita de um atendimento que leva em consideração não somente as suas necessidades individuais, mas também as suas potencialidades e interesses. Verificou-se a necessidade de uma prática pedagógica que contemplasse o lúdico, além de atividades correlacionadas ao cotidiano do estudante, respeitando seus diferentes pontos de vista.

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Publicado

2018-03-27