Ação e reflexão sobre as atividades pedagógicas realizadas com um estudante com Transtorno do Espectro Autista

  • Cláudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos Secretaria de Estado de Educação do DF

Resumo

A inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem dúvida, é uma realidade desafiadora no âmbito escolar, porque tem o intuito não somente de escolarização, mas de inserção social, autonomia e qualidade de vida. Entretanto, para que isso seja uma realidade, é necessário ultrapassar os entraves que surgirão quanto à adequação curricular, espaço físico, metodológicas e as barreiras invisíveis que são o preconceito e o estigma. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das atividades pedagógicas na aprendizagem de um estudante com TEA, em uma turma de Transtorno Global do Desenvolvimento (classe especial-TGD), em uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal, durante o segundo semestre de 2016. Esta prática desencadeou uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual é relatada neste artigo. Os instrumentos utilizados foram: protocolos de observação, diário de campo, dinâmica conversacional, vídeos e análises de atividades pedagógicas. Foi comprovado que o estudante em questão necessita de um atendimento que leva em consideração não somente as suas necessidades individuais, mas também as suas potencialidades e interesses. Verificou-se a necessidade de uma prática pedagógica que contemplasse o lúdico, além de atividades correlacionadas ao cotidiano do estudante, respeitando seus diferentes pontos de vista.

Publicado
Mar 27, 2018
##submission.howToCite##
RAMOS, Cláudia Costa da Rocha Cerqueira. Ação e reflexão sobre as atividades pedagógicas realizadas com um estudante com Transtorno do Espectro Autista. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 222-229, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/357>. Acesso em: 24 jun. 2022.