A educação especial brasileira: avanços e retrocessos na educação de alunos com necessidades educacionais especiais à luz da legislação brasileira

Autores

  • João Paulo Santos Neves
  • Laís Simões de Moura Aires
  • Fernanda de Sousa Fernandes
  • Bruna de Araújo Costa

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Infantil, Legislação Brasileira

Resumo

O atendimento de crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na educação escolar sofreu grandes modificações ao longo do tempo. Essas modificações foram inspiradas em diversas pesquisas realizadas por Vygotsky, Jean Piaget, Emília Ferrero e Ana Teberosky, juntamente com os avanços da psicologia e pedagogia de aprendizagem e desenvolvimento de diferentes métodos de ensino que contribuíram para as alterações da legislação brasileira, além de mudanças culturais e comportamentais. A educação de alunos com necessidades especiais que tradicionalmente se pautava num modelo de atendimento segregado, nas últimas décadas tem se voltado com grande força para o modelo da educação inclusiva que contribui para a acessibilidade, educação e trabalho, além de prever punição para atitudes preconceituosas e discriminatórias. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar a trajetória da educação de crianças especiais à luz da legislação brasileira.

Biografia do Autor

João Paulo Santos Neves

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Colúmbia del Paraguay. Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Uruaçu. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas. Especialista em Docência do Ensino Superior, Ensino de Química e Educação Infantil e Anos Iniciais; e-mail: joaoppaulo1508@hotmail.com.

Laís Simões de Moura Aires

Graduada em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás; Mestra em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Química pela Universidade Vale do Acaraú.

Fernanda de Sousa Fernandes

Graduada em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás. Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Vale do Acaraú. Especialista em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção. Mestra em Química pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Química pela Universidade Federal de Goiás.

Bruna de Araújo Costa

Graduada em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás. Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Vale do Acaraú. Especialista em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção. Mestra em Química pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Química pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2018-03-27