Leitura e interpretação de textos de um aluno autista

Autores

  • Karinne Ledjane Vieira Pinto Secretaria de Estado de Educação

Palavras-chave:

Autismo, Interpretação de textos, Estratégias de comunicação, Saberes

Resumo

O transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é classificado pelo DSM 5 como um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). As manifestações do transtorno variam, dependendo do nível de desenvolvimento e idade cronológica do indivíduo. Pode haver atraso ou falta de desenvolvimento da linguagem falada e pode-se observar também uma perturbação na capacidade de compreensão da linguagem, como entender perguntas ou orientações. Este projeto de pesquisa tem como finalidade realizar um estudo sobre as estratégias de comunicação que favorecem a expressão dos saberes do estudante autista na leitura e interpretação de textos, numa perspectiva qualitativa interpretativa. Foram selecionadas cinco histórias infantis para serem apresentadas à criança. Os dados da pesquisa foram coletados em uma Classe Especial de TGD de uma escola pública de Brasília. Durante as atividades foram realizadas gravações em áudio, observações, registro no caderno de campo e análise das atividades de leitura e interpretação propostas pela professora.

Downloads

Publicado

2018-03-27