Processo pedagógico: do planejamento ao plano de curso

  • Simione de Fátima Cesar da Silva SEEDF
  • Maria do Rosário Cordeiro Rocha

Resumo

Este artigo é resultado de inquietações acerca da necessidade de constante formação dos profissionais envolvidos na elaboração dos Planos de Cursos Técnicos.  O texto tem como objetivo discutir a importância do planejamento pedagógico e da escrita do Plano de Curso. O texto apresenta a definição de diferentes níveis de planejamento, a importância do trabalho coletivo e esclarece a função de alguns documentos que são produtos da ação de planejar no contexto educacional, como o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar. Para a escrita do Plano de Curso, há a descrição de todos os seus itens. Com a finalidade de orientar a construção coletiva de Planos de Cursos Técnicos em qualquer perfil profissional, o texto também apresenta de forma detalhada o que deve constar em cada item de sua estrutura, de acordo com as orientações da legislação vigente.

Publicado
Mar 26, 2018
##submission.howToCite##
SILVA, Simione de Fátima Cesar da; ROCHA, Maria do Rosário Cordeiro. Processo pedagógico: do planejamento ao plano de curso. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 97-107, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/296>. Acesso em: 24 jun. 2022.