Inclusão social e educativa: desafios e perspectivas contemporâneas

  • Andréia Cristina Cardoso de Sousa

Resumo

A inclusão da pessoa portadora de deficiência é atualmente um assunto muito discutido na sociedade. O tema inclusão escolar paira em todos os espaços de discussões coletivas, sobretudo, na escola, pois é impossível falar de educação sem discutir o processo de inclusão do aluno portador de necessidade educacional especial. Apesar de ser um assunto muito debatido, a inclusão ainda divide opiniões. Há quem acredita na inclusão escolar do aluno portador de necessidade educacional especial e quem afirma que esta seja impossível de acontecer, pois não acreditam que esse aluno consiga ser integrado, nem tão pouco incluído no cotidiano da escola. Além da descrença de alguns professores, a inclusão escolar esbarra em muitas questões, tais como a ausência ou a precária formação do professor, a falta de material didático direcionado ao aluno incluído na escola regular, as barreiras arquitetônicas, investimento insuficiente em recursos materiais que promovam a acessibilidade e a dificuldade de lidar com a família do aluno com necessidade especial, que tem dificuldade ou não aceita a deficiência do filho, e espera que a escola trabalhe sozinha no processo de inclusão. Diante de tantos conflitos, devemos nos aprofundar cada vez mais no conhecimento sobre a inclusão e não retroceder diante dos desafios, e para tanto a formação continuada é de suma importância para a efetividade da escola educação inclusiva.

Publicado
Mar 27, 2018
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SOUSA, Andréia Cristina Cardoso de. Inclusão social e educativa: desafios e perspectivas contemporâneas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 159-164, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/295>. Acesso em: 29 jun. 2022.