A gestão escolar em Brasília: Síntese histórica das concepções em disputa

  • Robson José Ribeiro Santos Universidade Católica de Brasília
  • Wellington Ferreira de Jesus

Resumo

O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado em educação (em andamento) que objetiva identificar os limites e possibilidades da participação do grêmio estudantil, enquanto órgão do colegiado, na gestão de um Centro de Ensino Médio (CEM) público do Distrito Federal nos aspectos administrativo, pedagógico e financeiro, a partir da Lei Distrital n. 4.751/2012, que estabeleceu a normatização para a efetivação da gestão democrática nas escolas públicas do Distrito Federal. O presente trabalho discute a eleição para diretores das escolas públicas como bandeira ideológica que catalisou as concepções de gestão em disputa no DF e traz uma síntese histórica desse processo, por fim, apresenta os mecanismos viabilizadores da gestão democrática, na forma da Lei Distrital n. 4.751/2012.


 

Publicado
Mar 26, 2018
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SANTOS, Robson José Ribeiro; JESUS, Wellington Ferreira de. A gestão escolar em Brasília: Síntese histórica das concepções em disputa. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 36-43, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/270>. Acesso em: 24 jun. 2022.