Aprendendo com as respostas dos estudantes a itens dos testes das avaliações de larga escala: lições do Saeb

Autores

  • Lenice Medeiros Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP
  • Danielle de Oliveira Costa Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP
  • André Teles Guedes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP
  • Alexandre Marques Jaloto Rego Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Entrevista cognitiva, Saeb, Estudo do erro

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados da pesquisa realizada no âmbito da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Daeb-Inep), cujo objetivo geral é buscar padrões de comportamento de itens dos testes de avaliação de larga escala a partir da análise dos erros dos respondentes. A partir da avaliação das características pedagógicas e psicométricas de um conjunto de itens do teste piloto de Ciências da Natureza (CN) e de História e Geografia (HG) aplicados na edição de 2013 do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, foram formuladas hipóteses acerca dos componentes dos itens que agregam dificuldade para os respondentes. As hipóteses foram testadas com base na aplicação da técnica de Entrevistas Cognitivas (Cognitive Interviewing) realizadas com um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas do Distrito Federal. A análise das entrevistas apontou que os estudantes têm dificuldades no entendimento de certos conceitos e que tendem a produzir sentidos que fazem referência a elementos próximos de suas realidades, acentuadamente quando são usadas, nos itens, imagens ou palavras no sentido conotativo. Destacamos o potencial da entrevista cognitiva como metodologia que possibilita avaliar e aperfeiçoar os instrumentos de avaliação e também o potencial de uso dos itens aplicados nos testes como recurso pedagógico no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Lenice Medeiros, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Doutora em Ciências Biológicas pela UFPR. Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP.

Danielle de Oliveira Costa, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Mestre em Geografia pela UnB. Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP.

André Teles Guedes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Doutor em Sociologia pela UnB. Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP.

Alexandre Marques Jaloto Rego, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP.

Downloads

Publicado

2017-11-28