A formação de professores de língua portuguesa e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma avaliação formativa possível
Palavras-chave:
Produção Escrita, Matriz do ENEM, Avaliação Formativa, Ensino Médio, Formação Continuada de ProfessoresResumo
O objetivo deste trabalho é o de refletir sobre os registros de um curso de formação continuada para professores de ensino médio, de anos finais e da educação de jovens e adultos, ministrado na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano de 2016. O curso proporcionou momentos de discussão e troca de conhecimentos sobre a aprendizagem da escrita dos estudantes que buscam no ENEM uma porta de inclusão social, bem como sobre os desafios que a produção escrita apresenta no contexto do ensino médio, levando em consideração o Currículo e as Diretrizes de Avaliação da SEEDF. Em toda formação da educação básica, a escrita ocupa um lugar privilegiado nas aprendizagens proporcionadas em sala de aula. Por sua vez, no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a produção escrita destaca-se por suscitar temas em defesa dos direitos humanos e por abordar competências e habilidades importantes para o desenvolvimento dos gêneros acadêmicos. Além disso, devido à relevância social do exame, o ENEM destaca-se entre os programas de inclusão social, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os resultados das discussões levadas a cabo durante o curso evidenciam que as competências de escrita acadêmica requeridas pelos estudantes do ensino médio pressupõem a mobilização de um rico e variado repertório de conhecimentos com os quais os professores precisam trabalhar. Por conseguinte, no contexto das aprendizagens de sala de aula, o estudo das possibilidades de avaliação formativa pode enriquecer as discussões e debates em cursos de formação continuada de professores.