Expressão espacial da qualidade educacional no Distrito Federal

Autores

  • Sidelmar Alves da Silva Kunz
  • Neio Lúcio de Oliveira Campos

Palavras-chave:

Expressão Espacial, Qualidade Educacional

Resumo

Esta investigação tem o propósito de apresentar a expressão espacial da qualidade educacional do ensino fundamental público no Distrito Federal. A base teórica deste estudo é a teoria do espaço geográfico, cujo recorte é dado por meio da proposta da noção de expressão espacial: expressão da linguagem cartográfica relativa a determinado conjunto de informações geográficas ou localizáveis espacialmente. Os índices IDEB, Prova Brasil, Distorção Idade-Série, Ambiente Escolar e índice de Qualidade Educacional são apresentados por região administrativa do Distrito Federal. A análise do mapeamento aponta que as desigualdades sociais materializam-se espacialmente, fato que torna imperioso, na condução das políticas públicas dessa unidade federativa, priorizar as áreas que apresentam os piores resultados em razão da necessidade de reverter o quadro de desigualdade educacional revelado.

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Publicado

2014-12-01