Escolas diferenciadas no Distrito Federal: Criação e evolução
Palavras-chave:
Escolas com estruturas diferenciadas, Escolas de natureza especial, SEEDF, Censo escolar do DF, Criação de escolas no DFResumo
Há, na rede pública do Distrito Federal, algumas escolas com diferentes estruturas de funcionamento, em relação às escolas regulares que integram a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Neste contexto, podemos citar os Centros Interescolares de Línguas (CILs), as Escolas Parques (EP), o Centro Integrado de Educação Física (CIEF), a Escola do Parque da Cidade Promoção Educativa do Menor (PROEM), a Escola Meninos e Meninas do Parque (EMMP) e a Escola da Natureza. Essas escolas surgiram em diferentes situações, mas todas com o objetivo comum de propiciar ao aluno condições de aprimorar e expandir seus conhecimentos e habilidades, bem como o de oferecer um espaço de inclusão e de acolhimento. Este estudo, por meio de uma pesquisa documental, visa apresentar informações sobre a legislação que trata da criação de cada uma dessas unidades escolares, bem como analisar a evolução no número de matrículas e de profissionais da carreira magistério, considerando as informações disponíveis no Censo Escolar do Distrito Federal nos últimos cinco anos (2012-2016).