A literatura na escola há de desaparecer? Caminhos para sua permanência no ensino básico

Autores

  • Pedro Henrique Elias de Albuquerque Universidade de Brasília (UnB)/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Literatura., Ensino básico., BNCC, Formação do leitor., Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo visa explorar a crise do ensino de literatura no contexto escolar brasileiro, por meio da análise das razões históricas e curriculares que levaram à sua desvalorização gradual. Com base em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), essa pesquisa critica a marginalização da literatura como um componente secundário dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Argumenta-se que essa forma de pensar reduz o seu potencial enquanto disciplina, restringindo-a a objetivos técnicos e negligenciando sua essência artística e reflexiva. O artigo em questão propõe soluções práticas para uma tentativa de mudança desse cenário, visando incluir a centralidade da literatura no currículo e formar leitores críticos e sensíveis às questões contemporâneas que estão inclusas em suas realidades.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Elias de Albuquerque, Universidade de Brasília (UnB)/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Doutorando e Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (POSLIT) da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: pedrophea@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-06-01