Educação Física Escolar e crianças: a produção acadêmica na região Centro-Oeste do Brasil (2006-2021)

Autores

  • Francisca Rayllyne Rodrigues Cardoso UnB

Palavras-chave:

Educação física escolar, Criança, Infância, Produção acadêmica.

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é identificar tendências da pesquisa em educação física escolar e crianças, por meio do mapeamento de trabalhos acadêmicos defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Região Centro-Oeste do Brasil, no período entre 2006 e 2021. O artigo está amparado em uma abordagem quali-quantitativa, compondo uma revisão sistemática de dissertações e teses. Para isso foi realizada uma busca on-line nos repositórios institucionais das IES, dos trabalhos acadêmicos que tratam da educação física escolar e crianças. As pesquisas de mestrado e doutorado defendidas nesses PPGEF da Região, ao longo de 16 anos, somam 355 trabalhos, sendo que 21 (5,9%) deles se referem especificamente a pesquisas sobre a educação física escolar e crianças. Destaca-se, sobretudo, maior evidência das subáreas pedagógica e sociocultural, tendo sido identificadas em 18 trabalhos, entre teses e dissertações selecionadas. Logo, nota-se que as produções acadêmicas sobre educação física escolar e crianças da Região Centro-Oeste têm se pautado predominantemente em referenciais teóricos das Ciências Humanas e Sociais.

 

Biografia do Autor

Francisca Rayllyne Rodrigues Cardoso, UnB

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física - PPGEF da Universidade de Brasília - UnB, na linha de pesquisa: Aspectos socioculturais, educacionais e de promoção da saúde das práticas corporais. Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, atuante no Programa Educação com Movimento. Contato: fran.rayllyne@gmail.com

 

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Publicado

2024-11-08