Reagrupando, contando e encantando
Palavras-chave:
Reagrupamento. , Ludicidade., Alfabetização., Letramento, ÊxitoResumo
O relato descreve a implementação do projeto 'Reagrupando, Contando e Encantando' na Escola Classe 05 de Brazlândia, Distrito Federal. O foco é utilizar a estratégia pedagógica de reagrupamento para atender às necessidades de cada aluno, promovendo aprendizagem contínua e respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem. O projeto ocorreu durante os três bimestres de 2023, abrangendo do Ensino Infantil ao 5º ano, com ênfase na recuperação de aprendizagens e na superação da defasagem idade/série. O projeto teve embasamento teórico, utilizando o Currículo em Movimento do Distrito Federal como referência, e envolveu oficinas, testes psicogenéticos e reagrupamentos interclasse. Cada bimestre teve um livro como tema, seguido de atividades lúdicas e interdisciplinares. Além disso, foi realizado o projeto 'O Cerrado Empreendedor', explorando o empreendedorismo em sala de aula. Os reagrupamentos destacam-se como estratégias pedagógicas eficazes para promover avanços nas aprendizagens. O projeto foi bem-sucedido, envolvendo toda a comunidade escolar e proporcionando resultados visíveis. Os alunos foram protagonistas, fortalecendo a ideia de que um sujeito ativo é aquele que participa ativamente do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Reagrupamento; ludicidade; alfabetização; letramento; êxito






