Entre linhas: leitura e escrita em ação
Palavras-chave:
Intertextualidade, Escola Pública, Leitura, Oralidade, Escrita.Resumo
Este trabalho configura-se como um relato de experiência desenvolvido em uma escola pública de Brasília/DF com alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita como práticas sociais, foram desenvolvidos três eixos, envolvendo os estudantes no processo da leitura literária e da produção de texto. Observou-se que a intertextualidade foi a base da motivação dos alunos para o desenvolvimento do estímulo da leitura, das práticas discursivas e da produção textual. A avaliação das ações indicou que o trabalho, a partir de contextos significativos para os estudantes, favoreceu o processo de escrita, a oralidade e a atividade leitora deles. O relato contribui para o fomento da leitura e da escrita e a formação de leitores críticos e escritores capazes de criar textos coerentes e coesos, utilizando variados recursos linguísticos e materiais pedagógicos como livros literários disponíveis no ambiente escolar.