Entre linhas: leitura e escrita em ação

Autores

  • Maria Delma Nunes Batista de Carvalho SEEDF

Palavras-chave:

Intertextualidade, Escola Pública, Leitura, Oralidade, Escrita.

Resumo

Este trabalho configura-se como um relato de experiência desenvolvido em uma escola pública de Brasília/DF com alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita como práticas sociais, foram desenvolvidos três eixos, envolvendo os estudantes no processo da leitura literária e da produção de texto. Observou-se que a intertextualidade foi a base da motivação dos alunos para o desenvolvimento do estímulo da leitura, das práticas discursivas e da produção textual. A avaliação das ações indicou que o trabalho, a partir de contextos significativos para os estudantes, favoreceu o processo de escrita, a oralidade e a atividade leitora deles. O relato contribui para o fomento da leitura e da escrita e a formação de leitores críticos e escritores capazes de criar textos coerentes e coesos, utilizando variados recursos linguísticos e materiais pedagógicos como livros literários disponíveis no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Maria Delma Nunes Batista de Carvalho, SEEDF

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Brasília (1996). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes e Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora pelo Sebrae. É avaliadora do PNLD 2021-2023. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa do Centro de Ensino Fundamental 410 Norte. Contato: mariadelmacarvalho@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-05-31