As contribuições da cultura de paz para o desenvolvimento da práxis pedagógica: uma revisão de literatura

Autores

  • Denylson Douglas de Lima Cardoso Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal / Univ. Católica de Brasília
  • Gisele Cristine da Silva Dantas Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cultura de paz, Revisão de literatura, Educação

Resumo

O artigo analisa as contribuições sobre a temática cultura de paz no contexto da produção acadêmica no Brasil e no âmbito do Distrito Federal, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento da práxis pedagógica do currículo. A pergunta norteadora deste estudo consiste em responder a indagação: quais são as produções acadêmicas sobre cultura de paz realizadas no Brasil e no Distrito Federal? A discussão da temática referenciou-se a partir das contribuições de Xesús Jares e François Dubet. Este artigo possui natureza qualitativa e quantitativa com procedimentos metodológicos de pesquisa documental, bibliográfica e tem como pressuposto uma análise do desenvolvimento de uma revisão de literatura narrativa sobre a produção acadêmica acerca da categoria cultura de paz. As buscas foram realizadas em quatro plataformas e evidenciam que é preciso ampliar a formação, incentivo e desenvolvimento de publicações em larga escala voltadas para a promoção da cultura de paz no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2024-11-08