Um Projeto Alfabeto Monjolo: inventariar para conectar
Palavras-chave:
Inventário Social, Histórico e Cultural, Alfabeto Monjolo; , Estação Ecológica Águas Emendadas; , Aprendizagem transdisciplinar;, Escola do campoResumo
O Inventário Social, Histórico e Cultural (ISHC) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)” inserida na política de Educação Básica do Campo. Propõe uma abordagem pedagógica centrada no educando, conectando a escola à vida e conferindo significado ao conhecimento escolar através da integração curricular com a realidade local inventariada. O projeto "Alfabeto Monjolo" desenvolvido na Escola Classe Monjolo, em Planaltina, Distrito Federal, vinculou o processo de alfabetização ao levantamento e registro de dados sobre o ambiente social, histórico e ecológico. Com a participação da família dos estudantes do 1º ano, pesquisas bibliográficas e entrevistas, o alfabeto foi contextualizado com imagens de animais, plantas e áreas rurais, destacando a riqueza ambiental da Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE). A abordagem incluiu discussões sobre a ESECAE, ilustrações selecionadas pelos alunos e apresentação gradual das letras, tipos e ordem alfabética. O projeto também envolve atividades práticas, como passeios virtuais, vídeos sobre fauna e flora, contação de histórias, experimentos, musicalização e exposições. Os resultados indicaram que a aprendizagem das letras e imagens contribuiu para o desenvolvimento psicogenético dos estudantes, além de evidenciar a interligação dos componentes curriculares. A pesquisa sobre a ESECAE proporcionou aos estudantes um aprendizado significativo e maior conscientização sobre a importância do ambiente para a comunidade local. Em suma, a experiência de conexão entre o inventário e o Alfabeto Monjolo demonstrou que uma abordagem transdisciplinar promove um interesse mais profundo e significativo pelo conhecimento, evidenciando o sucesso na consecução dos objetivos do projeto.