Educação financeira nos anos iniciais na perspectiva da alfabetização e dos diversos letramentos
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Organização, Planejamento, Consumo consciente, Habilidades e Competências.Resumo
A escola, como instituição responsável pela formação integral dos cidadãos, tem o dever social de desenvolver um sistema de conhecimentos, habilidades e valores que sustentem um comportamento racional frente às questões socioeconômicas, culturais e ambientais. O presente relato apresenta uma experiência pedagógica realizada na Escola Classe Sobradinho dos Melos, na Região Administrativa do Paranoá, Distrito Federal, com crianças dos Anos Iniciais (Ensino Fundamental I) com a educação financeira no espaço e cotidiano escolar. A experiência pautou-se na perspectiva de educar financeiramente os estudantes para além de conceitos complexos como: juros, inflação e orçamento, para desenvolver comportamentos que permitam levar a vida financeiramente saudável. Saber fazer escolhas, esperar o melhor momento para fazer uma despesa, ser organizado, distinguir o que é desejo e o que é necessidade, são comportamentos que devem ser desenvolvidos desde criança, tendo em vista que nas fases posteriores à infância, muitas atitudes indesejadas já podem ter se consolidado e é mais difícil desconstruí-las para depois reconstruí-las adequadamente. As atividades foram desenvolvidas considerando as práticas sociais por meio da leitura de textos, análise de casos, pesquisa, organização de dados, produção de textos, organização de murais informativos, entre outras atividades práticas que colocaram os estudantes em situação de produtores desse conhecimento e estimulou o protagonismo de cada um. O estudo realizado buscou influenciar na vida prática dos estudantes viabilizando a criação de hábitos saudáveis para a construção de uma vida financeira responsável.