O Inventário como construção coletiva: pensando as identidades do CED PAD-DF como Escola do Campo

Autores

  • Vanessa de Jesus Queiroz SEEDF
  • Vanilson José Lourenço SEEDF

Palavras-chave:

Identidade escolar, Escola do campo, Inventário Social, Histórico e Cultural, CED PAD-DF.

Resumo

Este é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de ação voltada ao debate sobre o CED PAD-DF como Escola do Campo a partir de seu Inventário Social, Histórico e Cultural como instrumento coletivo de formação de identidade. Com embasamento em categorias como Escola do Campo, protagonismo estudantil, vínculos entre escola, sociedade e letramento, apresenta reflexões sobre planejamento, metodologia e execução de diferentes etapas desenvolvidas com estudantes de oitavos e nonos anos no 2º semestre de 2022 em uma disciplina da grade curricular. A proposta aqui apresentada ancorou-se em dois objetivos. O primeiro ligado à conscientização dos discentes de que conhecer Educação do Campo os reforça como agentes entendedores das relações transformadoras que abrangem escola e sociedade e fortalecem seus vínculos de identificação com o ambiente escolar. O segundo à importância da autonomia estudantil e do reforço do sentimento de pertencimento a partir do conhecimento do Inventário como lugar de diálogo, que precisa dos alunos para sua constante atualização e aproximação com as diversas realidades que se comungam na escola. A experiência relatada apresenta resultados que elucidam alcance expressivo dos dois intuitos propostos, com destaque para a relação entre estudantes e Inventário, bem como desafios a serem ainda enfrentados.

Biografia do Autor

Vanessa de Jesus Queiroz, SEEDF

Doutora em História pela Universidade de Brasília e pedagoga. Professora substituta de História do CED PAD-DF entre 2022 e 2023. Atualmente é professora efetiva de Atividades na SEEDF. Contato: vanessa_djq@hotmail.com

Vanilson José Lourenço, SEEDF

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Coordenador pedagógico e professor de Geografia. Contato: vanilsonjoselourenco@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2024-05-31