O Inventário como construção coletiva: pensando as identidades do CED PAD-DF como Escola do Campo
Palavras-chave:
Identidade escolar, Escola do campo, Inventário Social, Histórico e Cultural, CED PAD-DF.Resumo
Este é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de ação voltada ao debate sobre o CED PAD-DF como Escola do Campo a partir de seu Inventário Social, Histórico e Cultural como instrumento coletivo de formação de identidade. Com embasamento em categorias como Escola do Campo, protagonismo estudantil, vínculos entre escola, sociedade e letramento, apresenta reflexões sobre planejamento, metodologia e execução de diferentes etapas desenvolvidas com estudantes de oitavos e nonos anos no 2º semestre de 2022 em uma disciplina da grade curricular. A proposta aqui apresentada ancorou-se em dois objetivos. O primeiro ligado à conscientização dos discentes de que conhecer Educação do Campo os reforça como agentes entendedores das relações transformadoras que abrangem escola e sociedade e fortalecem seus vínculos de identificação com o ambiente escolar. O segundo à importância da autonomia estudantil e do reforço do sentimento de pertencimento a partir do conhecimento do Inventário como lugar de diálogo, que precisa dos alunos para sua constante atualização e aproximação com as diversas realidades que se comungam na escola. A experiência relatada apresenta resultados que elucidam alcance expressivo dos dois intuitos propostos, com destaque para a relação entre estudantes e Inventário, bem como desafios a serem ainda enfrentados.