Explorando o Modernismo Brasileiro através da fotografia
Palavras-chave:
Arte-educação, Modernismo brasileiro, Fotografia, Elementos da Linguagem Visual.Resumo
Este relato de experiência descreve o projeto Explorando o Modernismo Brasileiro através da fotografia, desenvolvido no Centro de Ensino Fundamental Polivalente com estudantes do 8° ano, no contexto das aulas de Arte. O projeto propôs o uso da fotografia como forma de aprendizado multimodal sobre a Arte Moderna Brasileira e sobre os Elementos da Linguagem Visual. Os estudantes foram desafiados a capturar imagens que representassem o movimento artístico do Modernismo Brasileiro, observando cenas do cotidiano que melhor exemplificassem as características do movimento. Utilizou-se como base teórica na construção do projeto as proposições de John Dewey (2010) sobre o uso de experiências artísticas na construção de saberes, os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) para estimular a criatividade dos estudantes, os Fundamentos da Linguagem Visual, segundo Dondis (2003) e a perspectiva dos multiletramentos de Rojo (2003), que amplia o conceito de leitura. Além disso, foram considerados documentos normativos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que enfatizam a importância da interpretação visual e da valorização da cultura local.