Sala de aula viajante: de aula multidisciplinar no ensino remoto durante a pandemia à oficina presencial no ensino médio integral (2020 e 2023)

Autores

  • Isabella de Araujo Goellner Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)/Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Educação Plurilíngue, Ensino Remoto, Experiência Interdisciplinar, Inovação Educacional, Oficina do Ensino médio integral

Resumo

Este texto  relata a experiência de uma metodologia inovadora de sala de aula viajante, inicialmente concebida como aula interdisciplinar durante as aulas remotas causadas pela pandemia da COVID-19 em 2020. A sala de aula viajante evoluiu para uma oficina no ensino médio integral em uma escola com projetos de educação plurilíngue português-francês, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. As aulas interdisciplinares na sala de aula viajante buscam proporcionar aos alunos uma imersão em conhecimentos culturais, históricos e espaciais, afastando-se do fetichismo espacial. O relato destaca a importância de compartilhar práticas educacionais inovadoras para promover a disseminação de abordagens eficazes. O desenvolvimento da sala de aula viajante incluiu o uso de ferramentas virtuais, como o Google Earth e o Canva, além da participação de vídeos de guias turísticos virtuais para proporcionar uma experiência autêntica. O projeto foi replicado em diversas escolas, recebendo feedbacks positivos. Posteriormente, a metodologia foi adaptada para uma oficina semestral no Centro Educacional do Lago Norte, uma escola pública integral com projeto de educação plurilíngue. A escola integral é crucial para o sucesso do projeto, seguindo a política de Educação em Tempo Integral implementada em 2017 pela Secretaria de Educação do DF. O relato destaca a expansão do projeto para outras cidades ou países e relata a implementação da oficina "Viagem aos Países que Falam Francês", que proporcionou uma imersão virtual em diversos países, incluindo o uso de realidade virtual e experiências gastronômicas.

Biografia do Autor

Isabella de Araujo Goellner, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)/Universidade de Brasília (UnB)

Professora Substituta do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação da Universidade de Brasília (UnB). Doutoranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação, na Faculdade de Educação da UnB. Mestra em Sociologia, bacharela em Sociologia e licenciada em Ciências Sociais também pela UnB. Professora na SEEDF.

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Publicado

2025-04-07