Ensino de Arte por meio do Teatro de Figuras

Autores

Palavras-chave:

Teatro de Figuras, Educação, Pedagogia das Artes Cênicas, Web Cenas.

Resumo

O teatro de figuras é um caminho metodológico possível para o ensino da Arte na escola, sobretudo no Ensino Fundamental. Ao longo do percurso os estudantes conseguem ampliar diversas habilidades para além das habilidades artísticas. Por essa razão esta pesquisa se propôs a analisar o teatro de figuras como caminho metodológico para o ensino de Teatro nas aulas de Artes com estudantes do Ensino Fundamental, analisar a escrita dramatúrgica para o teatro de figuras, analisar a aplicação dos princípios basilares do teatro por meio do teatro de figuras e analisar criação de web cenas com o teatro de figuras. A metodologia utilizada foi um estudo de caso realizado no Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas [Distrito Federal/Brasil]. Participaram da pesquisa 250 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos aplicados foram: escrita dramatúrgica, confecção dos personagens de figura, experimentação de elementos para a sonoplastia, experimentação de aplicativos de edição de vídeo. Dentre os resultados alcançados os estudantes gravaram web cenas curtas com a dramaturgia escrita por eles.

Biografia do Autor

Jailson Araújo Carvalho, SEEDF/UnB

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, Mestre em Artes pela Universidade de Brasília, graduado em Licenciatura Plena em Artes Cênicas e Bacharelado em Interpretação Teatral (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes). Membro do grupo de pesquisa LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas/CNPq na linha de pesquisa "A práxis e a poiésis no Teatro de Formas Animadas: tradição, educação e encenação". Atualmente é professor de Artes Cênicas na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, Teatro de Formas Animadas, Educação e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2024-05-31