A diversidade sexual e de gênero nos currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal

Autores

  • Anderson Neves dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Leonardo da Cunha Mesquita Café UnB e SEEDF

Palavras-chave:

Currículo, Diversidade sexual e de gênero, Anos iniciais

Resumo

Este artigo trata sobre os currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a proposta do seu trabalho pedagógico nas escolas públicas acerca da diversidade sexual e de gênero. O objeto de análise foi o Currículo em Movimento dos anos de 2014 e 2018. O referido trabalho situa-se no campo da pesquisa qualitativa em educação, inspirada na perspectiva fenomenológica, na qual utilizamos análises bibliográficas e documentais. A análise dos dados possibilitou perceber que o currículo pesquisado se apresenta de maneira essencialmente teórica com lacunas da ordem prática. Além disso, nem todos os componentes curriculares têm proposta para o trabalho com a temática em questão. Apesar das concepções pós-críticas do currículo analisado, há a necessidade de (res)significar as questões de gênero e sexualidades nos documentos, sendo necessário operar com essas categorias de modo central para orientar a (re)construção da educação para todas as pessoas no Distrito Federal.

Biografia do Autor

Anderson Neves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Contato: ander.2911@gmail.com

Leonardo da Cunha Mesquita Café, UnB e SEEDF

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Contato: leocafe77@gmail.com

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Publicado

2023-03-28