A diversidade sexual e de gênero nos currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal
Palavras-chave:
Currículo, Diversidade sexual e de gênero, Anos iniciaisResumo
Este artigo trata sobre os currículos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a proposta do seu trabalho pedagógico nas escolas públicas acerca da diversidade sexual e de gênero. O objeto de análise foi o Currículo em Movimento dos anos de 2014 e 2018. O referido trabalho situa-se no campo da pesquisa qualitativa em educação, inspirada na perspectiva fenomenológica, na qual utilizamos análises bibliográficas e documentais. A análise dos dados possibilitou perceber que o currículo pesquisado se apresenta de maneira essencialmente teórica com lacunas da ordem prática. Além disso, nem todos os componentes curriculares têm proposta para o trabalho com a temática em questão. Apesar das concepções pós-críticas do currículo analisado, há a necessidade de (res)significar as questões de gênero e sexualidades nos documentos, sendo necessário operar com essas categorias de modo central para orientar a (re)construção da educação para todas as pessoas no Distrito Federal.