Currículo para diversidade na perspectiva da Ação-Reflexão-Ação: as contribuições do coordenador pedagógico dos anos iniciais

Autores

  • José Reinaldo Oliveira SEEDF
  • Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt CEAM-UnB

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Currículo, Coordenador Pedagógico

Resumo

O presente texto problematiza as discussões do eixo transversal diversidade e suas interfaces com a educação para as relações étnico-raciais no contexto da escola pública do Distrito Federal. Tem por objetivo compreender as ações e estratégias didáticas do coordenador pedagógico a partir do método Ação-Reflexão-Ação (ARA), com base no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, exercidas para a construção e a consolidação dos valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros, bem como o fortalecimento das premissas de uma educação para os Direitos Humanos, na escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter reflexivo sobre o fazer-saber pedagógico e curricular, com especial atenção ao método de estudo de caso. Ao longo da investigação, ficou claro o valor da transversalidade entre a educação para as relações étnico-raciais, a implementação do currículo para a diversidade e a atuação central do coordenador pedagógico na consolidação de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

José Reinaldo Oliveira, SEEDF

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Coordenação Pedagógica (Universidade de Brasília - UnB), Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional (Universidade de Brasília – UnB) e Gestão e Orientação Educacional (Faculdade Integrada de Araguatins – FAIARA). Atua como Pedagogo e Professor de Atividades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 2013. Contato: jose.reinaldo@edu.se.df.gov.br

Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt, CEAM-UnB

Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (Universidade de Goiás - UFG); Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos (UFG); Educação para a Diversidade e Cidadania (UFG); Impactos da Violência na Escola (Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ). Atua como Professora e Pesquisadora Colaboradora do CEAM/UnB. Contato: cleonascimentoead@gmail.com

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Publicado

2024-03-28