O uso de materiais concretos no ensino da Matemática

Autores

  • Marcos Paulo de Oliveira Santos SEEDF
  • Luana de Oliveira Santos SEEDF

Palavras-chave:

Material concreto, Matemática, Ensino fundamental, Educação Básica.

Resumo

Este relato de experiência é fruto do trabalho de docentes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Classe 604 de Samambaia que objetivou, por meio do uso de materiais concretos, tornar o ensino da Matemática mais agradável, lúdico e, consequentemente, de melhor compreensão aos discentes. Ao utilizar materiais concretos, os estudantes conseguiram vivenciar e manipular os conceitos matemáticos, o que facilita a compreensão e a internalização dos mesmos. Essa abordagem favoreceu a aprendizagem ativa e tornou as aulas de Matemática mais atrativas, despertando o interesse dos estudantes pelo tema. Além disso, o uso de materiais concretos proporcionou, ainda, um ambiente de aprendizagem mais colaborativo, uma vez que os estudantes puderam discutir suas descobertas e estratégias com seus colegas. Isso estimulou a troca de ideias e o trabalho em equipe, desenvolvendo tanto habilidades sociais quanto habilidades matemáticas.

Biografia do Autor

Marcos Paulo de Oliveira Santos, SEEDF

Bacharel em Administração Pública - UnB (2015). Licenciado nas seguintes áreas: Educação Física; Letras-Português e Respectiva Literatura; Pedagogia e História. Mestre em Educação Física - Capes/UnB (2011). Especialista nas seguintes áreas: Docência do Ensino Superior; Gestão e Orientação Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização e Letramento; Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil; Ensino de Sociologia; Direito Administrativo; Direito Público. Atuou como servidor público na SES-DF e como empregado público na CAESB. Atualmente, é docente efetivo na SEEDF.

Luana de Oliveira Santos, SEEDF

Licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade UNISABER (2010). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (2008). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (LicBio / 2011). Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Gama Filho (2010). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Darwin (2010). Desenvolveu atividades de pesquisa na EMBRAPA e participou do projeto de pesquisa na Universidade Católica de Brasília. Foi monitora das disciplinas biológicas na Universidade Católica de Brasília e de Biologia no Laboratório do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB). Atuou como professora (contrato temporário) pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Trabalhou no Exército Brasileiro, na patente de Sargento. Integrou o quadro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal - CBMDF, na patente de Cabo. Atualmente, é professora da SEEDF.

Downloads

Publicado

2024-11-08