O uso de materiais concretos no ensino da Matemática
Palavras-chave:
Material concreto, Matemática, Ensino fundamental, Educação Básica.Resumo
Este relato de experiência é fruto do trabalho de docentes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Classe 604 de Samambaia que objetivou, por meio do uso de materiais concretos, tornar o ensino da Matemática mais agradável, lúdico e, consequentemente, de melhor compreensão aos discentes. Ao utilizar materiais concretos, os estudantes conseguiram vivenciar e manipular os conceitos matemáticos, o que facilita a compreensão e a internalização dos mesmos. Essa abordagem favoreceu a aprendizagem ativa e tornou as aulas de Matemática mais atrativas, despertando o interesse dos estudantes pelo tema. Além disso, o uso de materiais concretos proporcionou, ainda, um ambiente de aprendizagem mais colaborativo, uma vez que os estudantes puderam discutir suas descobertas e estratégias com seus colegas. Isso estimulou a troca de ideias e o trabalho em equipe, desenvolvendo tanto habilidades sociais quanto habilidades matemáticas.