Atividades educativas em casa sob tutoria materna: aspectos facilitadores e dificultadores
Palavras-chave:
educação não-formal, atividades educativas não-escolares, família educógena, ensino por tutoria (métodos indiretos), atividades educativas em casa, tutoria maternaResumo
Estudo dedicado a analisar facilitadores e dificultadores para a realização de Atendimento Educacional em Casa (AEC), por meio de Tutoria Materna (TM), direcionada para proporcionar às crianças com deficiência oportunidade de brincar, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do COVID 19, que impediu a vivência da educação física escolar. As atividades lúdicas (15 jogos) foram pautadas no trinômio afetividade-ludicidade-autonomia e transmitidas para as mães em Cartões Explicativos. Participaram três díades (mãe-criança), dois meninos com Paralisia Cerebral e uma menina com Síndrome de Down, com idade de 9, 10 e 12 anos. Os resultados, relatados pelas mães em um portfólio de relatos, foram divididos em dois grupos: atividades realizadas e não realizadas; a análise utilizou três categorias conceituais chaves: adaptação, adequação e participação. As conclusões apontam como facilitadores da mediação: (a) o nível de formação profissional da mãe, (b) a disponibilidade de um tempo de qualidade e (c) a participação de outras crianças; como dificultadores: (a) o estresse materno de assumir essa responsabilidade e (b) a ausência do(a) professor(a) para construção de adaptações que contribuam para uma aprendizagem significativa. O AEC por meio de TM aproxima a escola da família e amplia os estímulos para o desenvolvimento das crianças com deficiência, logo, não se restringe ao isolamento social e deve continuar a ser estudado, como também, colocado em prática da maneira viável em cada realidade social.