Como a formação emancipadora em TIC e metodologias ativas de ensinoaprendizagem do docente gestor, contribui com a educação básica, na perspectiva de integração gestão-escola?
Palavras-chave:
Formação Emancipadora, Metodologias Ativas/TIC, Ensinoaprendizagem, Educação Básica Inovadora, Integração Gestão-Escola, Cultura-Científica-EscolarResumo
Na perspectiva da pesquisa etnográfica, participante e comparada, discute-se a formação emancipadora; como base nas metodologias ativas, apoiada nas tecnologias de informação e comunicação, para repensar as práticas didático-pedagógicas, atualizando a abordagem STEAM + C com ênfase no ensinoaprendizagem, a fim de que com oficinas práticas e a cultura maker na Educação Básica, para que seja inovadora, incluindo todos profissionais da Educação e as comunidades escolares, com ênfase na inclusão dos mais vulneráveis seja pela questão de deficiência, gênero, origem, raça e classe social. Com todos em integração, embasados pela musculatura do referencial teórico para a perspectiva de práticas que desenvolvam a cultura científica escolar com a filosofia da ‘mão na massa’é significativa para a impactar no desenvolvimento dos estudantes, enquanto cidadãos e responsáveis pela sustentabilidade da sociedade hoje, para haver futuro.