Explorando o potencial educacional das tecnologias digitais e IA: um guia abrangente para compreender, utilizar e criar com o ChatGPT

Autores

  • Ricardo Lima Praciano de Sousa SEEDF
  • Carla Oliveira Santos UNICID

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, Educação e Tecnologia, Escrita Acadêmica, ChatGPT.

Resumo

Trata-se de uma reflexão crítica sobre a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial Gerativa como suporte à escrita. A questão principal a ser respondida é se sistemas de IA, como o ChatGPT, podem ser aliados incondicionais no processo de redação, em especial a acadêmica. O cenário considerado é de pesquisadores que desejam escrever textos acadêmicos e científicos, com foco especial em Inteligência Artificial na Educação. Apresentam-se duas perspectivas, tecnológica e educacional, com vistas a uma análise crítica das potencialidades oferecidas. Identificou-se que ferramentas, como o ChatGPT, podem ser aliadas significativas como mecanismos de apoio à produção, favorecendo estratégias de elaboração textual que tem um objetivo bem definido. Entretanto, tais ferramentas ainda não fornecem credibilidade efetiva nas informações sobre referências teóricas.  Contudo, essas falhas tendem a ser temporárias, em razão da evolução dos serviços, mas requerem supervisão e acompanhamento do autor original para assegurar a qualidade do texto.

Biografia do Autor

Ricardo Lima Praciano de Sousa, SEEDF

Mestre em Educação pela UnB. Especialista em Educação a Distância, Licenciado em Educação Profissional, Bacharel em Ciência da Computação. Tutor, Professor, Coordenador Adjunto, Coordenador IES. Professor na Educação Profissional. Atuação nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Formação continuada de docentes. Professor na SEEDF, atuando com formação continuada de professores no uso de tecnologias educacionais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2151401320555664.

Carla Oliveira Santos, UNICID

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Inteligência Artificial, pela PUC-Minas. MBA em Gestão de Projetos e Processos, pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Bacharel em Ciência da Computação pela FASP e Tecnóloga pela Fatec-SP. Programadora de Sistemas de Informação, na CAS Tecnologia e Professora de Ensino Superior, no Departamento de Ciência da Computação, da Unicid. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7285271164376586.

Downloads

Publicado

2024-05-31