Explorando o potencial educacional das tecnologias digitais e IA: um guia abrangente para compreender, utilizar e criar com o ChatGPT
Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Educação e Tecnologia, Escrita Acadêmica, ChatGPT.Resumo
Trata-se de uma reflexão crítica sobre a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial Gerativa como suporte à escrita. A questão principal a ser respondida é se sistemas de IA, como o ChatGPT, podem ser aliados incondicionais no processo de redação, em especial a acadêmica. O cenário considerado é de pesquisadores que desejam escrever textos acadêmicos e científicos, com foco especial em Inteligência Artificial na Educação. Apresentam-se duas perspectivas, tecnológica e educacional, com vistas a uma análise crítica das potencialidades oferecidas. Identificou-se que ferramentas, como o ChatGPT, podem ser aliadas significativas como mecanismos de apoio à produção, favorecendo estratégias de elaboração textual que tem um objetivo bem definido. Entretanto, tais ferramentas ainda não fornecem credibilidade efetiva nas informações sobre referências teóricas. Contudo, essas falhas tendem a ser temporárias, em razão da evolução dos serviços, mas requerem supervisão e acompanhamento do autor original para assegurar a qualidade do texto.