Aspectos motivacionais considerados pelos alunos de uma escola técnica do Distrito Federal para escolha do curso

Autores

Palavras-chave:

Educação. , Educação Profissional e técnica. , Aspectos motivacionais.

Resumo

Compreender como e por que as pessoas buscam informação para tomada de decisões é questão norteadora para qualquer estratégia de negócio ou de políticas públicas. O presente trabalho buscou identificar os aspectos emocionais envolvidos na escolha do curso técnico ofertado por uma escola técnica pública do Distrito Federal (DF), a Escola Técnica de Brasília (ETB). Para coletar os dados foi realizada uma enquete e enviado um questionário buscando informações sobre a motivação pelo curso técnico de informática, eletrônica, eletrotécnica ou telecomunicações, e o porquê de ser esta instituição. Para coletar os dados, os meios utilizados foram a rede social Instagram e o serviço de envio de mensagens, o e-mailA fim de fundamentar o tema, apresentamos um breve histórico da educação profissional e técnica no Brasil até os dias atuais com a discussão da nova reforma do Ensino Médio alguns pontos breves e importantes no processo de tomada de decisões. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a escolha pelo curso técnico e pela escola pesquisada se justifica, principalmente, pela grande oferta de vagas e pela entrada rápida no mercado de trabalho. Fato este já comprovado em outros estudos que mostram a dualidade entre formação específica e formação geral, onde os jovens menos favorecidos são inseridos numa massa a mercê de empregos de baixa qualificação, que geralmente oferecem salários menores e condições precárias de trabalho.

Biografia do Autor

Maria Carolina Barbosa Dantas, Universidade de Brasilia

 Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília. Licenciada em Língua Portuguesa Pelo Centro Universitário de Brasília. Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduada em Tecnologia para uma Educação Empreendedora pelo Sebrae e Faculdade Mário Quintana. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. É servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. LATTES:  https://lattes.cnpq.br/2317022607568593

 

 

Ivette Kafure Munoz, Universidade de Brasilia - (UnB)

Graduada em Engenharia de Sistemas, Universidade Autônoma de Manizales, Manizales, Colômbia. Especializada em Práticas Audiovisuais, Universidade del Valle, Cali, Colômbia. Especializada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas na Universidade da Paz (Unipaz) em colaboração com a Universidade Paulista (Unip), DF, Brasil. Mestre em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Brasil. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal (DF), Brasil. É professora na Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília. LATTES: http://lattes.cnpq.br/4609811632387529

 

 

 

 

 

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Publicado

2024-11-30