Aspectos motivacionais considerados pelos alunos de uma escola técnica do Distrito Federal para escolha do curso
Palavras-chave:
Educação. , Educação Profissional e técnica. , Aspectos motivacionais.Resumo
Compreender como e por que as pessoas buscam informação para tomada de decisões é questão norteadora para qualquer estratégia de negócio ou de políticas públicas. O presente trabalho buscou identificar os aspectos emocionais envolvidos na escolha do curso técnico ofertado por uma escola técnica pública do Distrito Federal (DF), a Escola Técnica de Brasília (ETB). Para coletar os dados foi realizada uma enquete e enviado um questionário buscando informações sobre a motivação pelo curso técnico de informática, eletrônica, eletrotécnica ou telecomunicações, e o porquê de ser esta instituição. Para coletar os dados, os meios utilizados foram a rede social Instagram e o serviço de envio de mensagens, o e-mailA fim de fundamentar o tema, apresentamos um breve histórico da educação profissional e técnica no Brasil até os dias atuais com a discussão da nova reforma do Ensino Médio alguns pontos breves e importantes no processo de tomada de decisões. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a escolha pelo curso técnico e pela escola pesquisada se justifica, principalmente, pela grande oferta de vagas e pela entrada rápida no mercado de trabalho. Fato este já comprovado em outros estudos que mostram a dualidade entre formação específica e formação geral, onde os jovens menos favorecidos são inseridos numa massa a mercê de empregos de baixa qualificação, que geralmente oferecem salários menores e condições precárias de trabalho.