Ensino de História sob uma abordagem pedagógica com roteiros e jogos didáticos inspirados na mitologia nórdica

Autores

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-3166-4008
  • Christiano Britto Monteiro dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Patrícia do Nascimento Cesar Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

História, Ensino, Mitologias nórdicas. , Jogos educacionais.

Resumo

Este trabalho consiste no processo de pesquisa que visa a elaboração de um jogo de tabuleiro no formato charada e adivinhação para o ensino de mitologia nórdica. O objetivo é criar um jogo de tabuleiro para o ensino e aprendizagem em sala de aula e que sirva como exemplo e modelo de atividade lúdica de aprendizagem para que motive e estimule a participação dos estudantes em sala de aula. A metodologia empregada no trabalho consistiu em três etapas: o estudo sobre mitologia nórdica, a dificuldade do ensino de história nos dias atuais e a criação de jogos educacionais para contribuir com o ensino de história.

Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade federal do Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Christiano Britto Monteiro dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); integrante da coordenação do History of Games International  Conference Serie.

Patrícia do Nascimento Cesar, Universidade Federal Fluminense

Graduada em História na Universidade Federal Fluminense, formando-se em 2022. Atualmente, estuda Gestão de Mídias Sociais na Estácio e trabalha como Social Media. https://lattes.cnpq.br/4119694153949078

Downloads

Publicado

2024-11-08