“Das telas para a quadra”: (re)criando vivências com jogos eletrônicos em aulas de Educação Física

Autores

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Mídias, Jogos digitais.

Resumo

O estudo tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica tematizando os jogos eletrônicos na disciplina de Educação Física, em uma escola pública de ensino integral na cidade de Tocantinópolis - TO. Com isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, de campo e de caráter interventivo, tendo como sujeitos 25 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. A intervenção pedagógica foi composta por uma sequência de três aulas, sendo a primeira e a segunda destinada para a tematização de dois esportes, o surfe e o futebol, a partir dos jogos “virtuais”, e a terceira para a (re)criação para o plano “real” outros jogos elencados pelos próprios estudantes. Como instrumentos de registro das informações em campo utilizou-se a observação participante e os diários de campo. Identificou-se durante as intervenções uma significativa adesão dos participantes nas aulas, revelando uma aproximação entre as culturas infanto-juvenis e as culturas midiáticas, apontando para diretrizes a serem enfrentadas pela cultura escolar, em prol de experiências mais significativas nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Jeferson Alves de Sousa, UFT

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Glória Maria Oliveira Martins Farias, UFMA

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adriano Lopes de Souza, UFNT

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF).

Mayrhon José Abrantes Farias, UFMA

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF).

Downloads

Publicado

2024-05-31