“Das telas para a quadra”: (re)criando vivências com jogos eletrônicos em aulas de Educação Física
Palavras-chave:
Educação Física escolar, Mídias, Jogos digitais.Resumo
O estudo tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica tematizando os jogos eletrônicos na disciplina de Educação Física, em uma escola pública de ensino integral na cidade de Tocantinópolis - TO. Com isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, de campo e de caráter interventivo, tendo como sujeitos 25 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. A intervenção pedagógica foi composta por uma sequência de três aulas, sendo a primeira e a segunda destinada para a tematização de dois esportes, o surfe e o futebol, a partir dos jogos “virtuais”, e a terceira para a (re)criação para o plano “real” outros jogos elencados pelos próprios estudantes. Como instrumentos de registro das informações em campo utilizou-se a observação participante e os diários de campo. Identificou-se durante as intervenções uma significativa adesão dos participantes nas aulas, revelando uma aproximação entre as culturas infanto-juvenis e as culturas midiáticas, apontando para diretrizes a serem enfrentadas pela cultura escolar, em prol de experiências mais significativas nas aulas de Educação Física.