Dançar na escola: uma experiência artística na Educação Especial

Autores

  • Belister Rocha Paulino

Palavras-chave:

Educação Especial, Dança e educação, Arte

Resumo

Este relato de experiência analisa a dança no contexto da educação especial, partindo da vivência do Atendimento Interdisciplinar de Dança realizado em um Centro de Ensino Especial da rede pública de ensino do Distrito Federal e do meu percurso formativo na educação. Analisando que a dança no contexto escolar ainda está se desenvolvendo para mediação da aprendizagem, socialização, autonomia, percepção e expressividade artística, esse relato propõe uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no atendimento de dança, ressaltando aspectos da abordagem triangular para o ensino de Artes expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, das proposições do Plano Distrital de Educação e do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal sobre a Educação Especial - além de se basear em pesquisas pioneiras no cenário nacional que relacionam dança e educação numa perspectiva contextualizada. Há o questionamento de como o trabalho com a dança pode ser desenvolvido na escola para a promover a criatividade e a percepção dos alunos com deficiência em suas possibilidades de movimento.

Downloads

Publicado

2018-03-27