Ferramentas digitais para alunos curiosos: Projeto de Ensino no Instituto Federal de Brasília e Oficina do Ensino Médio, em Tempo Integral, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Autores

  • Isabella de Araujo Goellner SEEDF/UNB

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, TICs, Projeto de Ensino, Oficina, Ensino Médio em Tempo Integral, Educação Pública

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é partilhar as experiências desenvolvidas na criação do Ferramentas Digitais Para Alunos Curiosos-FDAC. O FDAC teve seu início como projeto de ensino pelo Instituto Federal de Brasília-IFB e atualmente é uma oficina do Ensino Médio Integral no Centro Educacional do Lago Norte, escola da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. A metodologia utilizada nas aulas é de desenvolvimento de projetos onde os alunos e a escola trazem demandas e os projetos vão sendo desenvolvidos através das ferramentas digitais. As principais ferramentas digitais ou TICs utilizadas são: Canva Educacional; Google Sala de Aula, Google Sites, Google planilhas, Google Formulários, Google Docs, Google Drive; Microsoft Office com Excel e Word; Spotify; Bit ly; Kahoot; ChatGPT; redes sociais como Instagram, Youtube, WhatsApp e TikTok e até mesmo Óculos de Realidade Virtual (VR). Os principais indutores do projeto foram a disponibilidade de carga horária docente, estímulo das chefias e autonomia funcional. As principais barreiras envolvem a falta de merenda escolar para os alunos do IFB, a falta de recursos materiais e a falta de carga horária docente na Secretaria de Educação.

 

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Publicado

2023-11-30