O currículo da Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal: desafios para a prática dialógica
Palavras-chave:
Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Terceiro segmento.Resumo
O presente trabalho visa averiguar o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com ênfase para o Terceiro Segmento, tendo como objetivos minuciar a proposta em vigor e estabelecer reflexões teóricas e metodológicas a partir da estrutura curricular selecionada como objeto de análise. As questões teórico-metodológicas fundamentam-se na pesquisa qualitativa, e o percurso metodológico do estudo se deu por meio das pesquisas bibliográfica e documental, utilizando a Análise Documental como fonte de informação para investigar o Currículo da EJA e bibliografia específica sobre as temáticas do currículo e da EJA. Após mapeamento e interpretação dos documentos curriculares do DF, foi realizada análise dos dados em perspectiva crítica, visando ao reconhecimento da centralidade do estudante como sujeito do processo educativo e protagonista do currículo, buscando explorar os desafios existentes para que o currículo se constitua como uma prática dialógica.