Conhecimento que Trans-forma: crianças e adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal

Autores

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Trans, Escola, Formação.

Resumo

Este trabalho iniciou durante a pandemia de COVID 19, a partir da solicitação de uma formação para professoras e professores de uma escola de ensino fundamental 1 da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Naquele momento, as aulas seguiam virtualmente e as escolas se preparavam para o retorno presencial. Ao fechar as matrículas, a unidade escolar se viu diante de um estudante trans, onde os responsáveis legais haviam solicitado o uso de nome social para sua matrícula, gerando dúvidas e incertezas. Oferecida esta primeira formação, percebi que a necessidade daquela escola poderia ser a de muitas outras. O pedido de formação que esta escola fez, pode não acontecer em outros espaços, gerando violências e negligências de direito no que diz respeito a criança e adolescente trans. A partir de então, foi construída a oficina pedagógica “Conhecimento que trans-forma: crianças e adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal”. Mais de 10 escolas receberam a oficina, bem como duas Regionais de Ensino por meio das e dos profissionais do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e Orientação Educacional.

Biografia do Autor

Vinicius de Oliveira Mota, SEEDF

Psicólogo Escolar Secretaria de Educação do Distrito Federal, Psicólogo Clínica na Clínica Popular de Especialidades Viva, especializada no atendimento de saúde da população LGBTIA+. Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade e Mestrando em Políticas Públicas, Infância e Juventude. Membro da ONG Minhas Criança Trans no acolhimento de crianças, adolescentes trans e seus familiares. Membro da comissão especial de Gênero e Sexualidade do CRP DF e OAM DF e professor universitário de Psicologia Social e Comunitária.

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Publicado

2024-05-31