Pobreza menstrual no ambiente escolar
reflexões a partir do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal
Palavras-chave:
Pobreza menstrual, Dignidade menstrual, Ambiente escolarResumo
O objetivo geral da pesquisa implicou em promover a dignidade menstrual por meio de uma ação que se pautou em investigar se e de que forma a pobreza menstrual estava arraigada na comunidade escolar e externa, e com isso promover intervenções pedagógicas na intenção de minimizar essa questão. A escola deve ser um local propício para essa discussão, bem como para a erradicação desse problema. Dessa forma, participaram da pesquisa, aproximadamente, 350 estudantes dos 8ºs e 9ºs do ensino fundamental. Para a consecução da proposta foram realizadas as seguintes etapas: a) Aula Expositiva Dialogada “Reprodução Humana; b) Entrevista com a comunidade; c) Roda de conversa sobre “Pobreza Menstrual”; d) Organização, no banheiro, de uma caixa com absorventes para a doação; e) Produção Artística e f) Participação no 11º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal. Os resultados encontrados evidenciaram que a proposta forneceu ancores para o desvelamento da temática, principalmente, para a construção de intervenções pautadas na ação-reflexão-ação, no qual as produções artísticas, com finalidade informativa, a organização do espaço para a doação de absorventes no banheiro e a participação, no 11º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, contribuíram para a promoção da dignidade menstrual.