Pobreza menstrual no ambiente escolar

reflexões a partir do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal

Autores

  • Antonia Adriana Mota Arrais SEEDF
  • Maria Inês Marques Veras SEEDF
  • Juscinete da Silva Abreu SEEDF

Palavras-chave:

Pobreza menstrual, Dignidade menstrual, Ambiente escolar

Resumo

O objetivo geral da pesquisa implicou em promover a dignidade menstrual por meio de uma ação que se pautou em investigar se e de que forma a pobreza menstrual estava arraigada na comunidade escolar e externa, e com isso promover intervenções pedagógicas na intenção de minimizar essa questão. A escola deve ser um local propício para essa discussão, bem como para a erradicação desse problema. Dessa forma, participaram da pesquisa, aproximadamente, 350 estudantes dos 8ºs e 9ºs do ensino fundamental. Para a consecução da proposta foram realizadas as seguintes etapas: a) Aula Expositiva Dialogada “Reprodução Humana; b) Entrevista com a comunidade; c) Roda de conversa sobre “Pobreza Menstrual”; d) Organização, no banheiro, de uma caixa com absorventes para a doação; e) Produção Artística e f) Participação no 11º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal. Os resultados encontrados evidenciaram que a proposta forneceu ancores para o desvelamento da temática, principalmente, para a construção de intervenções pautadas na ação-reflexão-ação, no qual as produções artísticas, com finalidade informativa, a organização do espaço para a doação de absorventes no banheiro e a participação, no 11º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, contribuíram para a promoção da dignidade menstrual.

Biografia do Autor

Antonia Adriana Mota Arrais, SEEDF

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (2021). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2016). Graduada em Ciências Naturais pela mesma instituição (2013). Atua como professora de Ciências Naturais na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Possui experiência com a área de Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Educação Ambiental, com ênfase em linhas de pesquisa de educação científica e ensino-aprendizagem.

Maria Inês Marques Veras, SEEDF

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pela UFPI (2018). Atua como professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Possui experiência com a área de Ensino de Ciências.

Juscinete da Silva Abreu, SEEDF

Licenciada em Artes pela Universidade Federal de Goiás.  Atua como professora de Artes na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Downloads

Publicado

2023-11-30