As TICs como ferramentas pedagógicas para o ensino da língua espanhola

Autores

  • Ricardo Allan de Carvalho Rodrigues SEEDF

Palavras-chave:

Língua Espanhola, Ensino de Línguas, Tecnologias

Resumo

Este relato visou refletir sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas pedagógicas no ensino de língua espanhola, a partir de um relato de experiência, realizado durante um semestre letivo, junto a uma classe de nível avançado, num Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal (DF). O relato é dividido em três partes. A primeira apresenta as considerações das pesquisas acadêmicas sobre o uso das TICs na mediação pedagógica, em ensino de línguas. A segunda parte descreve a metodologia da experiência, promovendo o diálogo entre as percepções vivenciadas e outros estudos acadêmicos afins. A terceira seção contempla as considerações finais, nas quais realizo novos aportes e questionamentos para estudos vindouros. Entre suas conclusões, a pesquisa identificou que a aplicação das TICs auxiliou na abordagem do conteúdo e das atividades propostas pelo livro didático, promovendo maior participação e enriquecendo o desenvolvimento das habilidades linguísticas esperadas dos estudantes na língua meta, com utilização, em destaque, do aplicativo WhatsApp. Por fim, observo que a disponibilização das TICs deve ser acompanhada simultaneamente, da oferta da formação continuada docente, para a efetivação da aplicação pedagógica dessas tecnologias no ensino de idiomas.

Downloads

Publicado

2023-11-30