Retratos do cotidiano: o Teatro do Oprimido e a Educação em Direitos Humanos

Autores

  • Marcello Lucas de Araújo Brito SEEDF

Palavras-chave:

Educação, Teatro, Teatro do oprimido, Teatro-fórum, Direitos humanos.

Resumo

Este relato apresenta o processo criativo vivido no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB) por estudantes da Cia de Teatro Elefante Branco. Enxergando o Teatro do Oprimido, sistematizado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1931-2009), como uma potente ferramenta para a educação humanizadora e libertária, o espetáculo de teatro-fórum Retratos do Cotidiano pôde ser concretizado. Assim, diversos acontecimentos, experienciados ao longo da montagem das cenas, sejam os artísticos, os políticos ou os socioemocionais, serão aqui abordados para ilustrar a experiência exitosa vivida em escola pública do Distrito Federal. A partir de uma Oficina Básica de Teatro, oportunizando aos estudantes de Ensino Médio uma vivência com as linguagens das Artes Cênicas, certos dispositivos de criação de cenas, tais como os jogos dramáticos e os improvisos livres e orientados, conduziram as turmas para esta experiência teatral do qual o referido estudo foi objeto.

Biografia do Autor

Marcello Lucas de Araújo Brito, SEEDF

Arte educador (SEEDF). Mestre em Educação (UnB). Especialista em Arte-Tecnologia (UnB). Licenciado em Artes Cênicas (FADM). Coordena o projeto artístico-pedagógico da Cia de Teatro Elefante Branco (CEMEB/SEEDF).

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Publicado

2024-05-31