Tempos, espaços e novas tendências pedagógicas para uma aprendizagem híbrida por meio de metodologias ativas
Palavras-chave:
Formação continuada., Tempos e Espaços., Aprendizagem híbrida., Tendências pedagógicas.Resumo
O artigo aborda novos tempos, espaços e tendências pedagógicas para uma aprendizagem híbrida. O objeto de investigação é o curso Aprendizagem Híbrida - tecnologias e metodologias ativas, oferecido pela Gerência de Formação Continuada para Inovação, Tecnologias e Educação a Distância, da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - GITEAD/EAPE. O método adotado foi o estudo de caso do tipo etnográfico. Participaram da pesquisa 49 cursistas na primeira etapa, e na segunda 8 cursistas. Os resultados apontam que quando o/a professor/a adquire fluência tecnológica, os efeitos são mais promissores ao enveredar por tendências metodológicas que integram tecnologias e educação. Ao experimentarem na prática o que é apreendido teoricamente nos espaços formativos, os professores se sentem mais confortáveis e desafiados a ousarem em sala de aula, integrando os recursos tecnológicos com as metodologias ativas, em tempos e espaços diferenciados para um aprender além do ensino presencial, o que impacta tanto na ação do/a professor/a quanto na dos estudantes. Neste sentido, conclui-se que a formação é instrumento fundamental para a ocorrência das transformações necessárias e mais condizentes às necessidades da cultura digital correspondentes ao século XXI.