Orientações Pedagógicas: uma análise dos aspectos que incidem sobre a Pedagogia e a Psicologia

Autores

Palavras-chave:

Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, Orientação Pedagógica, Pedagogia, Psicologia

Resumo

Este artigo busca possibilitar aos leitores uma discussão crítica das Orientações Pedagógicas (OP) (Distrito Federal, 1992; 1994a; 1994b; 2006; 2010), documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) que estabelecem as diretrizes técnicas e pedagógicas para a atuação dos profissionais que compõem o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA), nos aspectos que incidem sobre a Pedagogia e a Psicologia. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa baseado em pesquisa bibliográfica e documental. Guiando-se pela lei da transformação da quantidade em qualidade (Engels, 1976), capturamos o seguinte resultado preliminar: a Pedagogia está subsumida a Psicologia nos documentos que deram origem ao serviço e nos que o reformularam nos diferentes momentos históricos. Essa fragilidade observada pode impedir os pedagogos de conceberem a partir da própria Pedagogia, do campo pedagógico, as respostas que são convocados a elaborarem face às solicitações de apoio. Ao final do texto, é apresentado um modelo de atuação que o pedagogo pode adotar para fundamentar o trabalho na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), alinhando-se à perspectiva da pedagogia histórico-crítica.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Educação na Diversidade e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural (UnB), em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Pedagogia pela Universidade Branco Castelo (UCB). Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI). Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela PUC-GO. Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pedagoga pela UEG. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

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Publicado

2024-11-30