Orientações Pedagógicas: uma análise dos aspectos que incidem sobre a Pedagogia e a Psicologia
Palavras-chave:
Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, Orientação Pedagógica, Pedagogia, PsicologiaResumo
Este artigo busca possibilitar aos leitores uma discussão crítica das Orientações Pedagógicas (OP) (Distrito Federal, 1992; 1994a; 1994b; 2006; 2010), documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) que estabelecem as diretrizes técnicas e pedagógicas para a atuação dos profissionais que compõem o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA), nos aspectos que incidem sobre a Pedagogia e a Psicologia. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa baseado em pesquisa bibliográfica e documental. Guiando-se pela lei da transformação da quantidade em qualidade (Engels, 1976), capturamos o seguinte resultado preliminar: a Pedagogia está subsumida a Psicologia nos documentos que deram origem ao serviço e nos que o reformularam nos diferentes momentos históricos. Essa fragilidade observada pode impedir os pedagogos de conceberem a partir da própria Pedagogia, do campo pedagógico, as respostas que são convocados a elaborarem face às solicitações de apoio. Ao final do texto, é apresentado um modelo de atuação que o pedagogo pode adotar para fundamentar o trabalho na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), alinhando-se à perspectiva da pedagogia histórico-crítica.