Projeto de Vida como tema curricular na formação continuada de professores em um curso de Especialização: da construção do Projeto Pedagógico de aprendizagem ao Trabalho de Conclusão de Curso

Autores

  • Ana Cristina de Almeida Universidade do Distrito Federal - UnDF
  • Alessandra Edver Mello dos Santos
  • Gabriel Baudson Godoi e Silva
  • Richard James Lopes de Abreu
  • Daniel Louzada-Silva

Palavras-chave:

Flexibilização curricular, Horta escolar, Autonomia, Pesquisa-ação, Interdisciplinaridade

Resumo

Projeto de vida é um tema introduzido recentemente na educação básica brasileira, a partir da BNCC. O tema foi incluído nos currículos dos estados e do Distrito Federal de maneira muito diversificada e a formação de professores para atuar nesse componente tornou-se um desafio para todas as Secretarias Estaduais de Educação. A trajetória do componente curricular projeto de vida no ensino médio é relatada neste artigo, tomando como ponto inicial a Lei Nº 9.394/1996, que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), até a segunda edição do Currículo em Movimento das escolas públicas do Distrito Federal. Apresentou-se, ainda, neste material, a organização e oferta de um curso de especialização em metodologias ativas em que projeto de vida foi temática abordada em um dos módulos e também um trabalho de conclusão de curso, que elegeu como proposta a implantação de uma horta em uma escola de natureza especial da rede pública do Distrito Federal que recebe estudantes em condições de vulnerabilidade social.

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Publicado

2023-09-25