Movimento pedagógico de Educação Transformadora e Antirracista

Autores

  • Évelin Dias Reis dos Santos SEEDF
  • Tânia Thaís Soares Batista

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Projeto Político Pedagógico, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Infância

Resumo

O presente relato trata-se de um projeto denominado “Educação Transformadora e Antirracista”, desenvolvido por uma escola pública do Distrito Federal, localizada no Gama chamada de Escola Classe 18 do Gama, que atende crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 6 a 10 anos. Esse movimento pedagógico abrange todas as ações da escola e tem como objetivo principal combater o racismo e valorizar a identidade, a cultura, a história e a ancestralidade dos diferentes povos que fazem parte da construção da nação brasileira. Este Projeto está integrado ao Projeto Político Pedagógico da escola e transita de forma interdisciplinar através de seis eixos: Literatura e Representatividade, Identidade e pertencimento, Arte e Ludicidade, História e Cultura, Letramento Matemático e Antirracismo. Este projeto teve início no ano letivo de 2022, e foi realizado com as turmas do primeiro ao quinto ano. Entretanto, esse relato será um recorte do trabalho desenvolvido com uma turma do quinto ano. Sabendo -se que uma educação transformadora e antirracista oportuniza a aquisição de novos saberes, estimula as crianças ao debate da diversidade étnico/racial e possibilita a ressignificação de conceitos introjetados pelo pensamento da democracia racial. Através das intervenções realizadas, houve um grande interesse e envolvimento dos estudantes pelas temáticas abordadas. O projeto também oportunizou aos alunos conhecer e valorizar a história, o patrimônio cultural e epistêmico do povo negro e dos indígenas.

 

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Publicado

2023-08-31