O direito à diversidade na educação inclusiva: um olhar jurídico

  • Andréia Soares de Oliveira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tratar das principais normas que versam sobre a educação inclusiva no Brasil, especificamente sobre a inclusão de alunos com deficiência. Nesse sentido, apresenta-se um breve histórico sobre a evolução do ensino especial no país até que se chegue aos moldes atuais da educação, que visa à integração e a inclusão dos educandos que apresentam alguma necessidade educacional especial. O principal escopo do estudo fundamenta-se na abordagem dos fundamentos jurídicos que embasam e instruem o sistema de ensino especial, oportunizando à comunidade meios de inserção desses alunos no ensino regular. Por fim, apresenta alguns dados censitários da educação especial evolução da oferta e a aceitação deste público na rede de ensino nacional.

Publicado
Mar 27, 2018
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OLIVEIRA, Andréia Soares de. O direito à diversidade na educação inclusiva: um olhar jurídico. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 255-259, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/157>. Acesso em: 24 jun. 2022.