Projeto Interventivo: direito à aprendizagem e assunção aos direitos humanos e a cidadania

Autores

  • Silvane Friebel SEEDF/UnB

Palavras-chave:

alfabetização; emancipação; cidadania; direitos humanos; intervenção pedagógica.

Resumo

O presente Relato de Experiência tem por objetivo apresentar o projeto de intervenção pedagógica para a alfabetização de alunos de 3º ano do Ensino Fundamental com necessidades de aprendizagem na Escola Classe 01 da Estrutural – Secretaria de Educação do Distrito Federal. Também, por meio deste relato, demonstrar intervenções pedagógicas pontuais e intencionais que possibilitam a alfabetização. O aporte teórico está posto na perspectiva da alfabetização para emancipação proposta por Freire, Pedro Demo e Benigna de Freitas Villas Boas, entre outros. A proposta da aplicação do Projeto Interventivo: Vencendo as Barreiras da Alfabetização adota abordagem qualitativa, considerando a realidade dos estudantes e suas necessidades de aprendizagem. Em que pese dificuldades enfrentadas e recorrentes do ensino público, este projeto é desenvolvido por professores que se dispõem a promoção intencional do repensar das concepções e práticas pedagógicas, visando propiciar o alcance da aprendizagem. Pode-se afirmar que, mesmo com as vicissitudes da vida, a partir de processos sócio-históricos, a alfabetização ocorreu e, como resultado, transformou 115 estudantes, de um total de 317 matriculados no ano de 2022, de meros expectadores à escritores de sua própria história, dotados de direitos e desejos e alfabetizados.

Downloads

Publicado

2023-11-30